27/10/2008

Como saber o número certo do seu sapato


Eu tinha um professor de História na época do pré-vestibular que sempre que contava alguma história meio inútil na prática, mas por outro lado interessante, dizia que aquela era pra “contar na festa”. Você chega num grupinho daquela festa e sai contando alguma pérola do gênero “você sabia” e que certamente só você sabe daquilo!

Pois é, aqui vai uma história daquelas típicas pra contar na festa...

A maioria das pessoas certamente nunca parou pra pensar de onde vem o número do sapato que calçamos. À medida que vamos crescendo, vamos comprando números maiores, sem pensar muito o que significa essa numeração.

Mas essa história é mais antiga e maluca do que imaginamos! Tudo começou com um decreto do rei Eduardo I, da Inglaterra, em 1305. Ele estipulou que uma polegada equivaleria a três grãos de cevada secos e alinhados. Acredita??? E o mais engraçado é que essa determinação ganhou a simpatia dos sapateiros ingleses, que decidiram confeccionar sapatos em tamanho-padrão, de acordo com a quantidade de grãos alinhados. Trinta e quatro grãos equivaleriam, portanto, ao número 34 e assim por diante. Isso facilitou a vida deles e a dos clientes que, antes da padronização, precisavam provar várias vezes um sapato até que ele ficasse pronto.

Já está pensando onde vai arrumar grãos de cevada pra conferir se o seu tamanho 37 realmente equivale a 37 grãos??? Sinto decepcionar, mas infelizmente não vai dar certo. Isso porque durante a revolução industrial, os países europeus decidiram padronizar a forma de calcular o tamanho dos sapatos e transformaram os grãos em uma unidade métrica chamada ponto.

O tamanho desse ponto varia de um lugar para outro e é por isso que a numeração muda de acordo com o local. Os Estados Unidos usam o ponto inglês, enquanto o Brasil e parte da Europa usam o ponto francês, que mede 0,666 centímetro. Ainda assim, há variações entre países que usam a mesma medida. Alguns ainda utilizam o meio ponto ampliando a grade de numeração.

Sim, mas você certamente está aí se perguntando de onde vem, afinal, o seu número 37??? Agora vamos precisar fazer algumas contas. O número do seu sapato vai depender do comprimento do pé.

Para medir o comprimento do pé, desenhe o contorno dos 2 pés numa folha, com a caneta ou lápis bem na vertical. Meça o comprimento desde o dedão até ao calcanhar. Não se assuste se um pé for maior que o outro! Isso é muito normal! Aí, temos que considerar o número maior e tirar 0,5cm dessa medida, como desconto da espessura do lápis ou da caneta que usamos para traçar a linha.

Pronto, agora basta aplicar a fórmula abaixo pra saber qual o número certo do seu sapato:

N = (5c + 28) / 4
N= n° do sapato
c = comprimento do pé em centímetros


Interessante, não? Eu fiz alguns testes e funcionou. Pronto, assunto pra próxima festa não vai faltar!!!

10 comentários:

Unknown disse...

Isso ai. Obrigado por postar estava procurando! deu certinho a formula. valeu Sandra. vou divulgar essa formula do Nº! valeu!. Abraço Ismael.

Anônimo disse...

Olá Sandra, sou o Eduardo e estou com uma dúvida? Na explicação não entendi o seguinte:

N = (5c + 28) / 4
N= n° do sapato
c = comprimento do pé em centímetros

Na parte (5c + 28) / 4, não entendi o (5c + 28) / 4, esse 5c + 28, está se referindo que deve somar o 5 + 28 e dividí-lo por 4???

Fiz o seguinte (não sei se está certo), somei 5 + 28 e resultou 33 e dividi por 4 e resultou 8,25.
não entendi o resultado dessa divisão e estou com dúvida em qual número de sapato será.

Espero sua resposta.

Unknown disse...

vc tem que multiplicar 5 por centimetro do seu pe em seguida vc soma com 28 e apos divide por 4

Davi Fernandes de Freitas disse...

Hehe... Essa do Ibba foi engraçada... hehe

francistonia disse...

gostei mim ajudou bastante!

Leonardo disse...

Muito interessante! Eu sempre quis saber.

Unknown disse...

Calço 42, segundo a fórmula deveria calçar 40,25! Serei a única exceção?

Minhoca Manca disse...

Vc n é o único Tiago, comigo tb deu errado!
Alias não sei pq complicar tanto, a conta é muito mais simples. No Brasil usamos a medida de ponto francesa onde 0,666 equivale a um ponto e cada ponto equivale a um número, logo é só dividir a medida do pé por 0,666! Simples!

coizikas disse...

Tche, mede teu pé e divide pelo numero do seu sapato e pronto!! :P

Usuário Avançado disse...

Onde,

S: é o número do sapato.
p: é o comprimento do pé em centímetros.

Assim, se seu pé medir 20 cm, o número do seu sapato será:

5.20+28/4 = 100=28/4 = 32