07/02/2009

A coroa de Mahal




Ano Novo, vida nova, novela nova. E embora essa postagem nada tenha a ver com sapatos e afins, achei o tema bem pertinente.

É incrível a influência que a Globo tem na nossa vida. Também não há como negar que a maior parte das vezes ela acaba saturando demais os assuntos que aborda nas novelas. A Índia agora é a bola da vez e daqui a pouco tenho certeza que não vamos mais agüentar ouvir falar dela!

Quem não ficou expert em Marrocos com “O Clone”? E atire a primeira pedra quem não queria dar um fim à filhinha insuportável da Jade que ficava “inxalá” pra cá, “inxalá” pra lá... Sem falar de sua mania igualmente insuportável de pedir exaustivamente que um marido a enchesse de ouro!

Pois é, nossa amiga Khadija nos deixou em paz, não me lembro se com ou sem o bendito marido rico e vamos aguardar pra ver qual será o jargão dessa novelinha. Se é que já não há algum, porque eu realmente não vejo essa novela.

Voltando para a bola da vez, a Índia tem mesmo muitas histórias interessantes e acaba que um assunto tão recorrente assim atiça nossa curiosidade para conhecermos um pouco mais da história desse país.

Falando em Índia, na mesma hora vem à nossa cabeça esta imagem maravilhosa da foto aí de cima. E realmente é muito interessante a história, a beleza e as lendas que envolvem esse monumento que é uma das mais novas 7 maravilhas da humanidade.

O Taj Mahal levou 22 anos para ser construído contando com mão-de-obra de cerca de 22.000 homens do Oriente. Reza a lenda que como o imperador teve a sua disposição os melhores e maiores arquitetos e decoradores, depois que eles completavam seus trabalhos, ele os cegava e cortava suas mãos, para que não fossem capazes de construir novamente um monumento que se igualasse ao Taj Mahal.

Conhecido como a maior prova de amor do mundo, foi feito pelo imperador de Agra para uma de suas esposas, a sua favorita, que morreu após o parto de seu 14º filho. Taj Mahal quer dizer Coroa de Mahal. Mahal é o sobrenome da esposa favorita do imperador, que também tinha planos de construir um mausoléu em mármore negro para ele mesmo, uma réplica do Taj Mahal, na outra margem do rio, mas foi destronado pelo seu filho e não chegou a iniciar a obra. Ao morrer, foi sepultado no Taj Mahal, ao lado de sua esposa.

O monumento é incrustado com pedras preciosas, possui 60 metros de altura e sua cúpula principal, possui 20 metros de diâmetro por 25 de altura, tendo sido costurada com fios de ouro! É cercado de jardins, fazendo referência aos jardins do Paraíso e possui um tanque central que devolve a imagem do mausoléu refletida, como vemos em muitas fotos do Taj Mahal.

Agora, o mais bizarro é o custo deste monumento! 50 milhões de rúpias. Levando-se em conta que um grama de ouro valia 1,4 rupias, chegou-se à conclusão de que hoje este valor estaria estimado em 500 MILHÕES DE DÓLARES!!! Realmente é amor pra além de toda a eternidade!

Esse tipo de prova de amor definitivamente está totalmente fora de meu orçamento, mas não há como deixar de se impressionar com a beleza e significado de toda a história e lendas que envolvem o Taj Mahal.

Digamos que esse imperador certamente era o sonho de consumo de Khadija, mas isso já é uma outra história!

Um comentário:

Anderson disse...

Oi.
Muito bom o Blog, gostei dos textos; Acho que temos algo em comun.
Até breve.